QUAL A IDADE CERTA PARA INICIAR UM CURSO DE INGLÊS

blog

QUAL A IDADE CERTA PARA INICIAR UM CURSO DE INGLÊS?
Essa é uma dúvida constante entre os pais que desejam que os filhos aprendam um novo idioma. Leia a seguir a opinião de especialistas sobre o assunto.

Com a globalização, o inglês deixa de ser a língua dos americanos e ingleses e passa a ser a língua da comunidade internacional. Sendo assim, a aproximação com a proficiência do nativo fica em segundo plano. Não existe o conceito de jovem demais para aproveitar. Pode-se apenas falar de maduro demais para aproveitar as possibilidades de alcançar domínio nativo na língua dois, diz a psicopedagoga da PUC-PR Isabel Parolin. 

A ideia de que as crianças são “esponjinhas” prontas para aprender uma nova língua é o principal motivador de pais que decidem colocar os filhos a partir dos três anos para iniciar o contato com um novo idioma – especialmente quando esses pais se lembram das próprias dificuldades para aprender inglês na maturidade. Embora não existam estudos conclusivos sobre o assunto, a tendência das publicações atuais reforça a tese de que sim, do ponto de vista da capacidade de desenvolvimento, mais cedo é melhor.

Como escolher a escola certa? 

Existem vários tipos de instituições que oferecem idiomas para crianças a partir dos três anos, desde escolas em que todo o conteúdo curricular é dado na língua estrangeira até institutos de idiomas tradicionais, passando por escolas que oferecem "período estendido", ou seja, algumas horas de vivência no período oposto ao das aulas que o aluno já frequenta na escola. Seja qual for a opção, existem algumas precauções na hora de escolher onde matricular seu filho. O coordenador do curso de bilingüismo da PUC - Cogeae Marcello Marcelino dá algumas recomendações:

- Saber se a escola tem um programa de treinamento de professores e que esses têm formação para exercer a profissão;

- Checar se há acompanhamento individual dos professores após o treinamento inicial;

- Assegurar-se de que as características individuais dos alunos são levadas em consideração;

- Procurar sempre verificar o estatuto que a instituição tem no mercado, e conversar com outros pais que tenham seus filhos na mesma instituição.

E o mais importante, todos estes aspectos você encontra na Cic Idiomas, informe-se e não perca esta oportunidade!